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Penalidades do Google: Como ficar fora delas?

Penalidades do Google: Como ficar fora delas?

Uma coisa que você deve se preocupar quando você está começando a fazer SEO em seu site é a probabilidade de ser penalizado de alguma forma pelas regras do Google. Então vamos falar um pouco sobre essas normas e sobre alguns problemas passados por aqueles que foram um pouco agressivos demais fazendo SEO.

Uma das coisas que as pessoas fazem algumas vezes é extrapolar demais na criação de links que apontam para seus sites. Sim, os links irão ajudar no seu posicionamento desde que tenham alta qualidade e que sejam relevantes, mas quando você começa a obter links em sites que nada tem haver com você, como por exemplo: se você vende jóias e você está criando links em sites de esportes, você não está conseguindo links relevantes. Desta forma, se você fizer muitos links irrelevantes, indo a blogs de outras pessoas e inundando os comentários desses blogs com links que apontam para o seu site, ou se você contratar alguém para fazer “link buiding” para você e eles fizerem isso de uma maneira suja, de uma forma que não ajuda quem faz buscas no Google, então você pode ser alvo de uma penalidade.

Uma dessas penalidades é conhecida como Pinguim. Você pode conseguir posicionamento a partir de palavras chaves específicas criando links para o seu site na forma de palavras ancoras. As pessoas estão fazendo isso e o Google tem penalizado, isso por que estão sendo criados milhares de links que apontam para um site usando sempre a mesma palavra ancora com objetivo de conseguir posicionamento relativo àquela palavra chave.

Se você conseguir muitos links para o seu site (eles vão saber que você tem muitos links para o seu site) todos usando a mesma palavra chave, que não é o nome da sua marca diversas e diversas vezes, então você será alvo da penalidade Pinguim. Uma coisa que você deve atentar quando estiver fazendo link building é que muitos desses links devem ser a nome da sua empresa, ou a sua URL. Se você tiver mais links relacionados a palavras ancoras do que links com o nome da sua empresa você corre risco de ser alvo da penalidade Pinguim, e o que acontece é que você simplesmente irá deixar de ser rankeado para aquelas palavras chaves que você tem muitos links. Então, não passe da conta!

Sempre se certifique que os links que você está construindo para o seu web site tem valor verdadeiro, que alguém que está indo ao seu site a partir de um desses links irá dizer a si mesmo “eu encontrei um site que é realmente interessante” ou “eu encontrei uma loja interessante”. Esta é uma maneira de ficar lado a lado com as regras do Google quando o assunto é link building.

Quando o assunto é conteúdo, um dos problemas que o Google passou nos anos anteriores é algo conhecido como “conteúdo duplicado”, e isso é exatamente o que parece - é quando um conteúdo é copiado de um site para outro. Isto era um grande problema para donos de outros sites - copiavam seus conteúdos e publicavam em outros sites, conseguindo posicionamento no Google com conteúdo roubado. Obviamente que isto estava encorajando o spam e o Google não gosta de encorajar o spam - foi assim que em 2011 o Google começou a penalizar sites que tinham publicado conteúdos que pertenciam a outras pessoas. Esta é a razão pela qual é necessário escrever seus próprios conteúdos, que sejam únicos e exclusivos para a sua loja virtual. Não copie conteúdo de ninguém, mesmo que você tenha permissão, por que o Google não irá saber que você tem permissão. Se você tiver muito conteúdo em seu site que foi copiado de outros sites então você será alvo de uma penalidade conhecida com “Atualização Panda”, que é basicamente quando seu site deixa de ser rankeado para algumas pesquisas simplesmente por que você tem muito conteúdo duplicado nele.

Uma vez alcançada a tarefa de rankear o seu site, por que fez seus trabalhos de link building, você criou conteúdo, fez suas meta-tags, atualizou suas title tags e começou a aparecer nos resultados de pesquisa, então você precisa medir quais dos seus esforços estão funcionando e quais não estão e é por isso que você deve instalar algumas ferramentas gratuitas de rastreamento e análise em seu site e assim ter certeza que aquilo no que você tem investido tempo, está valendo e dando retorno.

Uma coisa é conseguir posicionamento no Google a partir de uma palavra chave, outra totalmente diferente é saber que as pessoas que chegam ao seu site por aquela palavra chave estão fazendo compras na sua loja. Sendo assim instale ferramentas gratuitas em seu site, como o Google Analytics que irá lhe dizer como as pessoas estão chegando à sua loja e como elas estão comprando. Outra ferramenta muito importante a usar é a ferramenta Google Webmaster Tools, que fica no painel do Google AdWords. O Google Webmaster Tools vai dar a você informações que o Google tem a respeito da sua loja. Irá lhe indicar para quais palavras chaves sua loja é relevante. Quantos links existem para o seu web site? Mas a coisa mais interessante sobre o Google Webmaster Tools é que ele mostra para quais pesquisas o seu site aparece e qual é a sua taxa de cliques - quantas pessoas clicaram em seu link quando seu site apareceu nos resultados de pesquisa.

Usando essas ferramentas, você fica por dentro de quantas pessoas estão vindo ao seu site a partir dos resultados de pesquisa. Sua estratégia está funcionando? Mantenha um olho nas suas vendas e fique atento à taxa de rejeição do seu site, no tempo que as pessoas passam na sua loja e continue lutando para fazer clientes felizes em sua loja virtual e assim garantir que o Google continue querendo mostrar o seu site em seus resultados de pesquisa.

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